domingo, 1 de abril de 2012

Cultura Mundial

Ainda ontem em conversa com uma amiga relembrei a questão da cultura. Da nossa cultura. Ela sempre teve interesse em museologia e eu também. Ela sempre gostou de história e eu também, com uma diferença: eu interesso-me mais pelas civilizações antigas, pelo povo que esteve cá antes e sem o qual seria impossível cada um de nós existir. Pensem no que vos vou dizer. Andamos todos tão ocupados com o stress e com os problemas que nem paramos para pensar: "Espera lá... Como terá sido este exacto local há 500 anos atrás? Ou há 1000? Ou há 2000? Como é que as pessoas viviam?" Sem sequer imaginar que é tudo como os filmes nos dizem que é, porque não é... Não têm curiosidade? Meu Deus, eu MORRO de curiosidade. É como se precisasse de saber como tudo era antigamente para a vida, não apenas a minha, mas toda a Vida que hoje conheço faça sentido... E por isso pesquiso, estudo... Sinto tristeza porque sei que vingar profissionalmente nestas áreas é duro pa dédéu, e agora com a crise (odeio esta palavra) ainda pior. Tenho pesquisado sobre isso e com o coração partido apercebo-me que os museus, por exemplo, estão por um fio. É dificil gerir um. Muito! Contratar alguém é quase impossível a não ser que a pessoa tenha 6000 cursos e seminários e conferências e tudo e tudo... Ninguém vai a museus, eu própria não vou tanto como queria... E ser arqueólogo ou antropólogo? Nem vou comentar...
Mais triste ainda é reparar que as pessoas tão-se nas tintas para o passado, para a cultura (que não é apenas futebol e concertos). E até percebo, juro. Têm mais é que andar para a frente, agora pensar no passado... Mas não têm curiosidade? De aprender? De saber como era? Como era tudo? É que eu tenho. Eu morro de curiosidade.

Mas se não for pedir muito, passem pelo link a baixo. E percam 5 minutos com isto. Ok?

Antigo Egito - Site » Página para salvar antigo sítio egípcio, El-Hibeh..

Beijinhos da vossa Catherine

3 comentários:

Martinha disse...

O antigo também desperta uma certa curiosidade em mim... Talvez por saber que o que já passou deixou marcas nas coisas do hoje.

Martinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Green disse...

Eu concordo contigo e também tenho muito curiosidade nesse sentido. Aliás, a arqueologia é uma área que sempre me fascinou muito.
Vou espreitar o link.

Pesquisar neste blogue