terça-feira, 10 de maio de 2011

saber o que se come...

Desde sempre que vivo numa casa com um graaaande terreno à volta, com quintal e jardim. Vivo perto de cidade, perto da Serra, com muitas árvores e bichinhos. E amo isto. Confesso que preferia ir para mais próximo da cidade, mas jamais me imagino sem isto. Desde sempre me lembro dos meus avós, que moravam na casa ao lado terem árvores de fruto e cultivarem grande parte dos alimentos. Até tinham porquinhos, coelhinhos e galinhas para a alimentação. Quando eles faleceram calhou aos meus pais este terreno e mais uns quantos, e a minha mãe começou a dedicar-se a essas coisinhas do campo, menos a parte dos animais (ela adooooora). Então desde sempre me lembro de viver rodeada de natureza e de alimentos saudáveis. Desde os animais às frutas sabíamos exactamente que estávamos a comer algo criado com gosto e natural, sem passar por crescimentos adulterados e uma distribuição duvidosa, passando por 500 mãos antes de chegar às nossas. E isso ainda tornava a comida mais saborosa.
Se for morar morar sozinha sei que vou ter de abdicar destes mimos durante algum tempo e nem sei se alguma vez vou poder voltar a ter isto. A ter ovos caseiros, batatinhas, couves, feijão, salsa, coentros, favas, ervilhas, courgettes, beringelas, pepinos, tomates, alface, cenouras, cebolas, alhos, etc... A ter nêsperas, morangos, pêssegos, cerejas, dióspiros, pêras, maçãs, ameixas, abrunhos, medronhos, uvas, citrinos diversos, romãs, figos, marmelos, framboesas, até maracujá, etc. tudo natural, tudo saudável. São coisas que jamais gostaria de abdicar, mas que confesso não sei cuidar. Este ano já comi moranguinhos, cerejas e nêsperas, hummm... Coisas deliciosas sem sabores alterados e 100% naturais. Ir retirar directamente às árvores xD Vocês sabem o que é isto?

7 comentários:

Lady Me disse...

Sei! Porque vivo numa aldeia e a minha avó sempre teve essas coisinhas todas! Os meus pais só têm alfaces, pepinos, morangos, repolhos, pimentos, feijões, tomates, ervilhas, favas, laranjas, limões e melancias xD
E sabe melhor por saber que estão ali ao lado!

Green disse...

Sei muito bem, também nasci rodeada dessas coisas maravilhosas e naturais, e felizmente os meus avós ainda estão vivos e cheios de saúde, e continuam a cultivar tais coisas. Também não me vejo a morar na cidade e a ter de comprar estas coisas no supermercado, mas sei que provavelmente terá de ser.

ButterFly disse...

Eu sei, apesar de viver na cidade. O meu pai tem uma horta, tudo o que é verduras vem de lá. =) Tive essa pequena sorte

Soraia B. disse...

Os meus avós também tinham isso tudo, agora é só ovos caseiros, couves e mais umas coisas.

De nada querida (:

Palavra Já Perdida disse...

Tenho pessoas de família que têm assim essa sorte, eu não ... mas sabe bem essa liberdade :)

Martinha disse...

Também sei. Os meus tios têm uma casa numa aldeia que tem imensos terrenos e imensas árvores de fruto. Uma grande parte do meu crescimento foi lá, no meio do campo! :)
E agora em casa também tenho no meu jardim algumas árvores de fruto, uns morangos, etc... Gosto tanto da frutinha assim ao natural, é tão boa! :)

Susaninha disse...

Já não sei....mas ja´soube..e tenho tanta saudadiiiiiiiiiinha:)

Pesquisar neste blogue