segunda-feira, 21 de junho de 2010

Curriculum Vitae

Quando andava no último ano de curso tive uma cadeira chamada Estágio, onde aprendi a fazer o relatório final de estágio, a preencher as burocracias todas e também a fazer um "currículo em condições". Geralmente os nossos cv's eram uma cópia do modelo europeu e tinham aquelas tretas todas e não sei quantas páginas. O meu professor, que era evidentemente o Coordenador dos Estágios, que eu admiro imenso, que sempre lutou pelo nosso curso, sempre nos apoiou, que sempre gostou de nós (apesar de dar notas baixinhas... Gggrr...), que sempre foi de polémicas (lembram-se do prof que meteu a licenciatura do Sócrates em dúvida? O António Balbino Caldeira? Pois é... Um dos melhores professores que tive até hoje!), ele explicou-nos que um cv tem esperança média de vida de aproximadamente 2 segundos. Portanto não pode ser algo confuso e que custe a ler nem exaustivo, e como tal tem de ter no máximo 1 (uma) página! Exacto!
Então o meu CV é assim:


E ando a perguntar aos meus botões se de facto será a melhor maneira de elaborar um CV, visto que só lá está realmente o básico sobre mim, a minha experiência e formação. E depois em baixo nas aptidões tenho coisas como: Carta de condução de ligeiros, ou bons conhecimentos de inglês, etc...
Posto isso, se vocês estivessem na área de RH, o que pensariam de uma pessoa com um CV assim? Ou o que achariam desta forma de CV? Não querendo eu duvidar do meu fantástico professor quando ele me disse que o meu estava bom, mas pronto... É só para saber, tá?

Beijinhos xuxus**

17 comentários:

Rainbow disse...

Acho que está bem assim, se não podes correr o risco de não o lerem até ao fim!

Li disse...

Olá Marie,
é bem verdade que o percurso de um CV tem mesmo uma periodo de vida vem curto, e quanto maior for, menor será a paciencia de quem o estará a ler.
O truque é ser mesmo muito breve, apontar apenas os pontos chaves de forma a suscitar interesse porque depois o resto eles perguntam na entrevista!! :D
Em relação a tua alergia aos insectos realmente linda, há cada médico no nosso pais que é mesmo de lhe se tirar o chapéu...
Beijinhos grandesssssssssssss

Otário disse...

que trabalheira, credo...

Shell disse...

Bem, não discordo que o teu professor tenha razão mas não deixa de ser revolucionário ! A verdade é que podes mandar o básico e logo a partir daí dá para ver se estão interessados... E se depois quiserem saber mais tens a entrevista :) Por isso, acho que não tens que te preocupar * beijinho

Sophie Ribas disse...

Eu concordo com a Shell... Este curriculum parece um tanto ou quanto básico, por isso é que há o curriculum europeu... =)

Mas pronto, tambem depende do tipo de emprego. obvio

*IzzY_MeL* disse...

Hmm..podes fazer o curriculo como quiseres mas de facto há sitios que só aceitarão o modelo europeu..beijinho linda

dannó disse...

Muito bom! :)

Construtora de sonhos disse...

Detesto fazer curriculuns....nunca sei o k devou ou n meter...looool! Bah


=)
Mas quanto mais simples...melhor

Eu próprio disse...

Oh madrinha, sinceramente tambem acho que quanto menos melhor! Mas tive um prof o semestre passado, que disse que quando era recrutador, lia os mais pequenos e aqueles que se destacassem (que fossem originais, coloridos) que marcassem a difrença! o ideal e elaborar algo diferente consoante a empresa!
Por exemplo, se pra vodafone, mandares um CV em forma de telemovel ou assim! LOOOL

Construtora de sonhos disse...

desculpa o erro do devo...o "u" escapou-me

Sophie Ribas disse...

Olá, até acho que nem escrevo muito de português... é complicado. muitas vezes tenho de ver no dicionário. mas os meus pais falam portugues, apesra de eu ser inglesa, e ter tido high school em Inglês ^:D

trapos e companhia disse...

Olá,

gostava de convidá-la a conhecer o meu blog.
É um blog de venda de roupa, calçado e acessórios de moda.
Novos, semi-novos ou usados.
É um sítio onde pode encontrar tudo o que uma mulher gosta, a preços muito baratos.
Aproveite e boas compras!

http://trapos-companhia.blogspot.com/

trapos e companhia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Crazy disse...

Tenho um selo para ti no meu blog :)

Beijinhos

' Claudjinha disse...

Eu acho o cv da europass demasiado complexo. demasiado grande. acho que nenhum empregador tem paciência para ler um cv tão grande. tem de ter o básico e o importante, e pronto ;)

Só Avulso disse...

É simples e deixa o empregador com curiosidade e isso é bom! ;)

Artemisa disse...

O meu tem 1 página e meia. E antes das informações coloquei uma breve descrição minha (não mais de 3 linhas).

Mas de resto está muito simple.

Bjx

Pesquisar neste blogue